Os batentes de borracha tem como finalidade suprir uma série de objetivos que vão desde a servir como amortecedores estacionários, limitadores, pé de borracha, encostos. Sua construção depende de sua aplicação (função) e pode possuir muitos formatos afim de se obter o resultado desejado.
Tais elementos proporcionam maior conforto e segurança trazendo assim muita estabilidade aos mais diversos conjuntos em que ela trabalha, evitando assim trancos, ruídos, e atritos quando em contado com as mais diversas superfícies.
Nossos batentes são produzidos com as mais diversas durezas buscando assim atender da melhor maneira possível a necessidade e expectativa de nossos clientes.
Muitos tipos de borracha podem ser usados para a fabricação de batentes de borracha, entre eles estão a borracha NATURAL NR – que se mostra uma boa opção da um artefato que trabalhará sob condições normais, ou seja, não entrará em contato com agentes químicos, óleos, graxas, nem altas ou baixas temperaturas. Em vista de suas propriedades ela possui valores muito interessantes do ponto de vista tecnológico, especialmente por sua resistência a tração combinada com uma boa elasticidade , boa resistência ao calor até 90°, boa flexibilidade a baixas temperaturas até cerca de -50°C. A borracha natural ainda apresenta excelente resistência a fadiga e à propagação de fendas, elevada resiliência, boa adesão metal borracha.
Batentes em NEOPRENE CR – Tal elastômero possui excelentes qualidades como a resistência ao gás e ao ozônio bem como a agentes químicos de envelhecimento. Alem disso o NEOPRENE tem excelentes características mecânicas e de elasticidade sob baixas temperaturas (cerca de -40° C) e baixa tendência a inflamar e é resistente a temperaturas que podem chegar a 120° C, mas resistem a tal temperatura em intervalos breves.
Batentes em POLIACRILATO ACM – É um tipo de borracha indicado para aplicações com elevados requisitos de resistência ao calor e ao óleo. Para se ter uma idéia podem estar em serviço continuo a temperaturas que variam entre 150° C a 175° C por períodos curtos. Tem uma excelente resistência ao ozônio e oxigênio. Tem uma boa resistência a óleos com enxofre aditivados. No entanto tem má resistência a água.
Batentes em VITON – É um elastômero muito utilizado para artefatos de borracha que necessitam trabalhar com temperaturas muito elevadas em processos industriais. Alem de ter alta resistência a temperaturas altas, o VITON também é muito resistente agentes químicos. É um material reconhecido por resistir bem a ácidos concentrados, ácido nítrico e sulfúrico, bem como ao ácido cítrico e alguns tipos de óleos graxas e derivados. É notavelmente um tipo superior de elastômero em comparação a vários outros tipos de borracha.
Batentes em NITRILICA NBR – Tal elemento de borracha possui qualidades também muito peculiares, sendo esse um elastômero que oferece um bom equilíbrio entre a resistência a baixas temperaturas (entre -10°C e -50°C), aos combustíveis e aos solventes. Somando a essas características também temos a boa resistência a altas temperaturas bem como a abrasão, tornando assim a nitrilica muito indicada para as mais variadas aplicações. Ela também possui boa resistência à fadiga dinâmica bem como a baixa permeabilidade ao gás e a possibilidade de ser misturada com materiais como o PVC.